top of page

Begê Muniz,

 

30 anos, natural de Manaus no Amazonas começou nas artes com os ensinamentos de seu pai, aos 12 anos quando começou a tocar as primeiras notas no violão, aos 14, ingressou na escola de música do Cláudio Santoro em Manaus, onde estudou violão, guitarra e teoria musical. Posteriormente, ganhando destaque e sendo premiado no concurso de violão Domingos Lima em primeiro Lugar e revelação em 2011. Aos 17 anos começou o envolvimento com o Teatro através  do espetáculo UM ALTO DE NATAL em Manaus, através do qual despertou  seu interesse pela atuação. Paralelo a isso acompanhava seu pai tocando guitarra nos bares de Manaus. Em 2009 aos 19 anos decidiu investir na carreira de ator e mudando-se pra São Paulo, onde logo ingressou no curso de teatro EMÍLIO FONTANA , onde estudou por um ano. Em 2010 foi convidado para ser protagonista do curta –metragem CACHOEIRA, (de Sérgio Andrade), marcando assim sua estréia no cinema. Cachoeira participou de vários festivais nacionais e internacionais como os de Brasília, Clermont-Ferrand (França), Brazilian Film festival (Miami) entre outros. Em 2011 fora novamente convidado por Sérgio Andrade, dessa vez para  protagonizar o longa "A FLORESTA DE JONATHAS", filme este que lhe proporcionou até o momento, dois prêmios de melhor ator, sendo o primeiro no Amazonas Film Festival 2012 e segundo no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria 2014 (Portugal). Além disso o filme tem participado de importantes festivais pelo mundo, como: Festival internacional do Rio de Janeiro , Rotterdam Film Festival (Holanda).

Após a gravação do filme, Begê ainda estudou no curso Fátima Toledo e Wolf Maya de interpretação em São Paulo, quando ainda em 2012 também participou do projeto Multimídia CLAUN do diretor Felipe Bragança , projeto que também esteve no Rotterdam Film Festival (Holanda 2013).

Em 2013 foi convidado a fazer uma pequena participação na novela da Rede Globo "Amor a vida" e ainda no mesmo ano, convidado a interpretar o personagem MATIAS na novela ALÉM DO HORIZONTE da mesma emissora, em 2015 gravou o filme ANTES O TEMPO NÃO ACABAVA ( Sergio Andrade) que teve sua estréia no festival de cinema de BERLIM em 2016 e a estréia nacional no festival de cinema de Brasília do mesmo ano, ao mesmo tempo em cartaz no SESC IPIRANGA em SÃO PAULO com a peça teatral SONATA FANTASMA BANDEIRANTE (Francisco carlos) onde ficou 3 meses em cartaz no primeiro semestre de 2016. No mesmo ano ainda gravara sua participação na primeira série da netflix brasileira 3%, e também integrou o elenco do media-metragem Amazon Adventure ( Mike Lee) que teve sua premier em Wasghinton (E.U.A) em 2017. Em 2018 gravou o filme Luz dos trópicos da diretora Paula Gaitan que estreiou no Festival de cinema de Berlim em 2020 e a Serie Spectros da Netflix, que ainda está no catálogo atualmente, em 2019 ficou em cartaz no Sesc Pompéia em São Paulo com a peça Relatos Efêmeros da França Antártica do diretor Francisco Carlos que também participou do Festival de Teatro de Curitiba no mesmo ano. Em 2020 Begê grava seu primeiro curta-metragem como diretor chamado Jamary com estréia prevista para 2021. E atualmente está na pré-produção do seu próximo curta-metragem como diretor intitulado Porcelana, e será finalizado no primeiro semestre de 2021. 

bottom of page